O Fundador do

Centro Shotokai de Queluz

 Mestre José Augusto dos Santos Silva 

A formação do Centro Shotokai de Queluz , é consequência de uma promessa feita ao meu professor primário, Prof. José Alexandre Moreira.

Naquele tempo as escolas não tinham qualquer equipamento desportivo. Aliás nem a orientação do ensino ia nesse sentido. Mas o nosso professor José Alexandre Moreira ensinava-nos, além do programa curricular obrigatório, também musica e ginástica.

Para a Ginástica tínhamos de arredar as carteiras para um canto da sala, com o devido cuidado de não entornar-mos os tinteiros que estavam acoplados ás carteiras .Claro que tinha-mos de arrumar as carteiras novamente no fim da aula de ginástica e foi num desses momentos que o nosso professor disse: ‘Era bom que nós tivesse-mos um ginásio!’ e eu na minha inocência dos oito anos disse: ‘Sr Professor quando fôr grande hei-de ter um ginásio’. Os outros fizeram uma grande risota mas o professor colocou-me carinhosamente a mão na cabeça e disse: ‘Hás-de conseguir !’.

E aí está : O CENTRO SHOTOKAI DE QUELUZ

Não foi fácil ! Claro que tive muitos amigos que me ajudaram e acarinharam, especialmente a minha esposa e a minha filha, a conseguir o cumprimento da minha promessa. A todos um muito obrigado: Bem Hajam!

Os grandes beneficiados da fundação deste clube são, e serão, sempre as crianças das escolas. Lamentavelmente no ano 2006, tal como no ano 1945, a escola primária continua a esquecer a componente da formação desportiva das crianças. Está melhor, mas não é o suficiente!

Para quando a iniciação da ginástica na escola primária? Aprender a ler, a fazer contas e desenhar é importante mas não o suficiente. E o desenvolvimento físico ? Tenhamos esperança no futuro que os nossos dirigentes não continuem a exigir tanta monoducência e polivalência aos professores primários

Diz-me a experiência que se não tivesse um professor primário que me não estimulasse a fazer desporto nunca teria a satisfação de entrar em competição da ginástica desportiva, judo e Karaté como instrutor de ginástica acrobática e de Karaté onde tive a oportunidade e satisfação de ensinar milhares de crianças durante vinte e oito anos de ensino nas escolas primárias em colégios particulares e claro no Centro Shotokai de Queluz. De momento continuo no activo, mas como dirigente desportivo devidamente credenciado.

O Centro Shotokai de Queluz sempre teve como objectivo a componente formação mas é bom saber que não há competição sem uma boa formação. O resto do historial do nosso clube já o nosso actual presidente da direcção nos informou.

Reforço o convite que ele já vos fez, visitem-nos e continuem a manter a chama do sonho e da promessa. Crianças o Centro Shotokai de Queluz foi criado para vocês, tragam os vossos amigos pais e avós.

Saudações desportivas do Mestre José Augusto

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Contacto

CENTRO SHOTOKAI DE QUELUZ Av. D. António Correia de Sá, 13
Monte Abraão / Queluz
2745-243 Queluz
214 397 322 geral@centroshotokai.com